16 de nov. de 2008

TERMO: LOGOMARCA


Há uma pequena polêmica sobre o termo correto para o símbolo e/ou grafia que representa uma marca. Todos conhecemos como "logotipo" ou "logomarca", e já causa uma certa dúvida sobre o quê é o quê. No mais, o que acontece é que numa conversa com o professor Marcelo Públio - autor do livro "Como Planejar e Executar uma Campanha em Propaganda" - eu usei a palavra “logomarca” e ele me disse que era errado. Ele me mostrou um texto do Zé Henrique Rodrigues (Ponto&Vírgula CCPR) sobre a termologia dentro do assunto, e não discordo do que li. Contudo, se convencionarmos que xícara a partir de hoje será chamada de copo-de-alça e todos chamarem assim, mesmo que erroneamente, logo xícara será conhecida então como copo-de-alça. Logomarca já está convencionada, ainda que pelos leigos ou errados. Temos que nos fazer entender, e isso já é um grande passo evolutivo. Já me policio para falar logo ou algo parecido, só não consigo chamar simplesmente de “marca”, por entender que marca é algo muito mais amplo sobre a empresa ou produto. Errados ou não, atire a primeira pedra quem nunca foi teimoso mesmo não tendo plena razão.

2 comentários:

Fer disse...

Li também o texto do Zé Henrique, porém creio que será difícil chamar apenas de marca e copo-de-alça, já que esses termos estão bastante inseridos na minha vida (E marca pra mim também é algo muito grande, que às vezes abrange até o conceito). Terá que ser feita uma nova reforma ortográfica... Ou quem sabe uma reforma publicitária! E que aproveitem e arranquem todos esses termos estrangeiros ridículos da nossa futura profissão!! Beijocas!!!

Fran .::. disse...

Oieee!
te dei um prêmio-selo.

dá uma passada no 'elospublicitarios'.

bjO=]